O POETA

 www.eucajus.com.br


Nasci em 24 de outubro de 1961 em Caxias do Sul, Eugênio Carlos de Jesus, ou simplesmente Eucajus, meu pseudônimo de poeta. Em 45 anos de atividades culturais, lancei de forma independente nove livros de poesias, criei uma coleção de produtos com poesia, produzi uma série de eventos culturais e realizei mais de 1500 apresentações da palestra Xampu Poesia Sonora, sobre valores morais e incentivo à leitura para alunos do ensino fundamental e médio de escolas no RS, SC e PR.


A mais de18 anos, sobrevivo financeiramente dessas palestras e da venda do Kit de Produtos com poesia... Digo sobrevivo, porque em torno de 40% dessas palestras são realizadas gratuitamente em escolas com alunos carentes ou em situação de risco...

Em 2020, minha agenda de apresentações é totalmente cancelada. A Pandemia tirou o pouco que possuía: poupança, eletrodomésticos, celular, moradia... Em 2021, a condição financeira se agrava, a ponto das necessidades mais básicas depender da solidariedade de amigos e familiares, esses últimos, também sem muitas condições para auxiliar. Diante de uma normalidade que se projeta somente para 2022, minha condição de vulnerabilidade social, é iminente.

No entanto, essa condição pode ser revertida. Busquei em experiências bem sucedidas do meu passado, a inspiração necessária para continuar lutando por meus ideais e pela minha sobrevivência. Entre tantos projetos realizados, foi no tempo em que as boas ideias eram concretizadas a custo de muita sola de sapato e dor nas pernas que encontrei iluminação.

Nos anos 80, andei pelos quatros cantos da cidade em busca de pequenos patrocínios, apoios e doações para minhas iniciativas socioculturais. Foi dessa maneira que ganhei espaço no meio cultural e conquistei respeito de empresários e autoridades locais.


M.E.L. é um projeto baseado no altruísmo da sociedade caxiense e na resiliência de um produtor cultural forjado no tempo em que se ouvia dez nãos, cinco talvez e um sim. Neste momento tão difícil, conto a solidariedade de todos que conhecem meu trabalho ou que de alguma forma reconhecem na leitura o poder de melhorar positivamente nossa sociedade!